Assoalho pélvico masculino — obrigatório prevenir

Assoalho pélvico masculino existe? Sim, não é algo exclusivo das mulheres. É essencial alertar os homens sobre este tema e desmistificar a ideia de que é apenas “uma coisa” de mulheres.

Problemas como a disfunção erétil, a ejaculação precoce e a dor durante o ato sexual são muito comuns, mas é difícil saber quando recorrer a um profissional e o que ele pode fazer por nós. Para estes sintomas, é aconselhada uma avaliação do assoalho pélvico masculino e, possivelmente, reabilitação. Veremos isso mais à frente.

Causas da disfunção do assoalho pélvico masculino 

O assoalho pélvico é o sistema muscular que vai desde a púbis até ao cóccix e que suporta os nossos órgãos internos. Tem também como papéis o controlo das funções urinária, fecal e sexual, para além de influenciar a estabilidade da coluna.

O enfraquecimento e a disfunção do assoalho pélvico nos homens podem surgir devido a causas traumáticas ou cirúrgicas, nomeadamente operações à próstata ou a hábitos incorretos mantidos durante anos, como o sedentarismo ou estratégias incorretas de defecação e micção. Noutros casos, pode dever-se à obesidade, à tosse crónica ou ao levantamento repetido de cargas pesadas.

Sintomas de enfraquecimento do assoalho pélvico masculino

Os distúrbios da zona pélvica geram uma variedade de sintomas, entre os quais:

  • Dificuldade ou urgência em urinar;
  • Sensação de peso na parte inferior do abdómen;
  • Dificuldade em esvaziar o intestino;
  • Prolapso;
  • Sensação de inchaço no reto ou sensação de ter de defecar sem necessidade real;
  • Dores na zona pélvica, na parte inferior do abdómen, nas costas, na articulação sacro-ilíaca ou no cóccix;
  • Disfunção erétil e/ou ejaculação precoce;
  • Dor durante as relações sexuais ou a ejaculação.

Exercícios de assoalho pélvico masculino

Fortalecer o assoalho pélvico masculino é extremamente importante para a saúde em termos gerais do homem. Mas como se faz isso? Existem exercícios especificamente pensados para esse objetivo? Claro que sim, e são em tudo semelhantes aos que as mulheres fazem.

Exercícios de Kegel também para os homens

Fazer estes exercícios é fulcral para a saúde masculina, nomeadamente em relação à melhoria do desempenho sexual, bem como o combate à disfunção erétil e à ejaculação precoce.

Como fazer os exercícios de Kegel? Podes identificar os músculos do assoalho pélvico interrompendo de forma breve o fluxo de urina ou contraindo o esfíncter, como se evitasses a libertação de gases intestinais. Identificados os músculos, segue estes passos:

  • Contrai os músculos e mantém essa contração por um período de 3 – 5 segundos.
  • Depois, permite que os músculos relaxem completamente durante o mesmo período de tempo.
  • Faz uma série de 10 contrações e relaxamentos consecutivos dos músculos.
  • Repete o exercício, procurando fazer pelo menos 8 a 10 séries de 10 ciclos de contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico.

Importância da avaliação do assoalho pélvico masculino

A avaliação do assoalho pélvico pode ser efetuada por profissionais de medicina, fisioterapia, enfermagem de reabilitação e pessoas especializadas em partos. Em particular, o fisiatra e o urologista podem prescrever testes de diagnóstico para excluir outras causas, se necessário, e o fisioterapeuta também efetuará a reabilitação.

A reabilitação do assoalho pélvico no homem, também conhecida como reeducação, é uma via fundamental para aprender as estratégias que permitem viver uma vida sexual satisfatória e voltar a ter uma função pélvica saudável. Não hesites em contactar um profissional especializado se tiveres dúvidas.

 

Artigo de Claudio Morandini – Fisioterapeuta, reabilitador perineal, conselheiro sexual e especialista em educação sexual.

Mais vistos