Sexo com imperfeições — quanta beleza

O sexo – o que verdadeiramente acontece – é confuso, estranho, cheio de obstáculos e contratempos, mas sempre que nos deparamos com um anúncio ou um filme, tudo o que vemos são cenas maravilhosas de intimidade perfeita e sem falhas.

E sabem que mais? Nós gostamos do sexo tal como ele é: imperfeito. E é exatamente assim que queremos falar-vos dele, com todas as suas contingências, distrações e inseguranças.

Luta contra o perfecionismo

Numa relação sexual existe sobretudo a entrega de uma pessoa à outra e, havendo já uma intimidade, pressupõe-se que não haja qualquer tipo de julgamentos. Não temos que ser perfeitos nem fazer tudo bem à primeira, nem à segunda.

Esta ideia hipotética de um desempenho irrepreensível sempre que temos sexo é completamente irrealista. A comunicação social, a televisão e alguns vídeos que se possam ver remetem para um ato perfeito, em que as pessoas estão sempre bonitas e tudo corre bem.

Desconstrução de expectativas

Temos que combater alguns mitos que criam expectativas, que muito provavelmente saem goradas.

1.    “O homem está sempre com apetite sexual e a mulher apresenta sempre prazer.” 

Esta imagem é fora da norma. Nem todos os homens são extremamente ativos sexualmente, e cada dia acontecem coisas diferentes na vida que podem ter um impacto mais negativo.

2.    “Não existem dias piores e devem forçar-se horários para que haja relação sexual.”

Como é que podemos pensar que é normal ter que forçar a existência de sexo? A um dos elementos do casal pode não apetecer nada. Vai obrigar-se a ter relações apenas para agradar o parceiro?

3.    “Quanto mais tempo demorar a relação sexual, melhor ela é!”

Como em tudo na vida: não interessa a quantidade, interessa a qualidade. Tanto pode demorar 20 minutos e não ter prazer nenhum, como pode demorar 10 e ser um momento maravilhoso de prazer intenso.

Há que desconstruir certas crenças que nos podem moldar completamente o raciocínio. Essas crenças impedem-nos de usufruir mais do momento.

O inesperado acontece

Coisas inesperadas podem acontecer durante o ato sexual, e isso não é necessariamente mau. Pode ser divertido e encarado com humor e até mesmo uma forma de quebrar o gelo e o nervosismo.

O que pode acontecer? Vejamos se algum destes já se passou contigo:

  • Risos inesperados: Estes podem ocorrer, mas não precisam de ser vistos como embaraçosos. Podem ser encarados com leveza e alegria, o que pode aliviar qualquer tensão e aproximar os parceiros.

  • Ruídos que podem causar embaraço: Alguns destes ruídos podem causar os risos já mencionados. É importante nestes momentos levar as situações com descontração e naturalidade.

  • Contratempos físicos: Escorregar ou ter de repente uma cãibra pode acontecer em qualquer momento, incluindo a altura em que estamos a ter sexo com o parceiro. Sentir empatia por parte do parceiro é vital e isso irá fortalecer os laços de empatia e confiança.

  • Dificuldades com determinadas posições sexuais: Nós não somos o super-homem ou a super-mulher. Todos nós temos alguma limitação física, seja menos flexibilidade ou menos força. Essa é a beleza da diferença nas pessoas. Aqui pede-se criatividade e outro tipo de flexibilidade: a de pensamento! Se não conseguires uma posição, tenta outra.

  • Expressões verbais surpreendentes: Neste caso podem surgir expressões inesperadas que o parceiro ou o próprio não estavam à espera. Mas faz parte do calor do momento. Deve haver liberdade de nos expressarmos em qualquer situação, e mais ainda, no sexo.

  • Reações físicas involuntárias: Espasmos, risos ou mesmo lágrimas acontecem devido à intensidade emocional e física de uma experiência que é uma relação sexual. Devemos acolher estas reações com carinho e compreensão, o que vai reforçar a confiança e a intimidade entre os parceiros.

Abraçar a imperfeição: a verdadeira beleza da intimidade

A beleza do sexo está em todas as pequenas e embaraçosas situações que inevitavelmente acontecem na vida sexual de todos. Isto faz da sexualidade uma experiência sempre nova, divertida e fascinante. Porque, afinal, são precisamente estas imperfeições que tornam o sexo tão bonito.

O sexo é lindamente imperfeito. Continua a fazê-lo à tua maneira!

Mais vistos